Atualização do Acervo Pessoal de Títulos

As servidoras e servidores ocupantes de cargo ou emprego de provimento efetivo possuem um Acervo Pessoal de Títulos que se inaugura com os necessários requisitos acadêmico e profissional para o ingresso no serviço público e anexado à sua pasta funcional, sob a guarda da unidade central de gestão de pessoal da Administração Municipal (DGP). Além dos documentos de ingresso devem manter o seu Acervo Pessoal de Títulos – acadêmicos e de formação ou capacitação – atualizado com os outros títulos que porventura possua e cabe à Escola de Gestão Pública de Hortolândia – EGPH – receber, verificar a veracidade e a validade dos mesmos para desenvolvimento na carreira. (art. 35, § único, I do Decreto nº 4.146/2019 e arts. 3º, 9º, 11, 38 e 39 do Decreto nº 4.270/2019)

Que títulos podem compor o acervo pessoal de títulos?

  • Palestra ou ciclo de palestras; Curso de Formação Profissional; Curso de Capacitação
  • Ensino Fundamental; Ensino Médio; Curso Técnico; Curso Formação ou Pós-Médio
  • Curso de Graduação: curta duração ou duração plena;
  • Pós-Graduação lato sensu: Extensão, Aperfeiçoamento, Especialização, Residência, ou MBA;
  • Pós-Graduação sticto sensu: Mestrado, Doutorado;
  • Pós-Graduação: Pós-Doutorado.

A servidora ou o servidor deverá entregar os títulos que obteve antes ou após a sua admissão e solicitar análise dos mesmos, visando à certidão de validação, emitida pela EGPH, que constituirá documento hábil para solicitação de progressão por titulação profissional ou do incentivo à titulação, quando da aprovação do servidor no estágio probatório. Os títulos considerados idôneos, validados ou não para fins de progressão por titulação profissional ou de incentivo à titulação, serão encaminhados para a área de cadastro do DGP, para averbação e inclusão dos mesmos na pasta funcional do servidor. A análise dos acervos pessoais pressupõe a confirmação da averbação dos títulos, podendo desta decorrer a demanda ao servidor por complementação de dados e documentos e, após a análise a revisão e as devidas averbações e juntada de documentos ao prontuário funcional.

Atualização periódica do Acervo Pessoal de Títulos

Você pode atualizar o seu acervo pessoal de títulos concomitantemente com o pedido de progressão por titulação profissional ou de incentivo à titulação, mas mesmo que não haja esse pedido quando ocorrer o recadastramento periódico das servidoras e dos servidores você deve juntar para análise os títulos que obteve desde a última atualização.

Como manter o acervo pessoal de títulos atualizado

  • Mantenha o seu acervo de títulos atualizado. Para tanto:
    • faça cópia dos títulos (diplomas ou certificados) que pretende juntar ao seu acervo;
    • faça cópia dos históricos escolares dos títulos acadêmicos que pretende juntar ao seu acervo;
    • preencha o Requerimento EGPH (link abaixo) assinale o item “Juntada de títulos ao acervo meu acervo pessoal”
    • preencha a Ficha de Averbação de Títulos.

Após preencher e assinar o Requerimento e Ficha de Averbação de Títulos, anexe os documentos cabíveis, envie-os para o endereço eletrônico escolagestao@hortolandia.sp.gov.br ou entregue-o no atendimento ao servidor do Departamento de Gestão de Pessoal, na rua Argolino de Moraes, 405 – Vila São Francisco – Hortolândia.

Observação: Não é necessário autenticação cartorial dos títulos e documentos apresentados, se você optar pela entrega pessoal basta levar os originais para conferencia e autenticação das cópias. Se a entrega for por meio eletrônico durante a verificação da veracidade do documento, se for necessário, você pode ser convocado para apresentar os originais.